Trabalho de portifólio
Portfólio: é um instrumento que contém todos os trabalhos realizados pelos estudantes, durante um curso ou disciplina. Inclui também ensaios auto-reflexivos, que permitem aos alunos a discussão de como a experiência do curso ou disciplina mudou sua vida.
Introdução O que é portfólio? Conceitos e definições de portfólio por vários autores. Portfólios: Por quê? Para quê? Porque, onde e para quê é usado. Princípios norteadores do trabalho com portfólio Papel do professor, diferença entre prova e portfólio, autonomia, reflexão, produção e criatividade.
POR QUÊ E PARA QUÊ ? Demonstra a evolução do aluno; Motivação e incentivo; Reflete a identidade do aluno; Favorece a reflexão e a aprendizagem independente;
O QUE É PORTFÓLIO?
É uma técnica inovadora, de avaliar o progresso das crianças através de um conjunto de procedimentos contínuo, são instrumentos de estimulação do pensamento reflexivo.
Essa técnica, pode-se dizer que é uma avaliação contínua mais autêntica, objetiva e compreensiva, permitindo acompanhar todos os processos de aprendizagem.
Resumindo PORTFÓLIO não é um deposito de trabalhos “organizados”é sim um suporte para podermos observar e respeitar o ritmo e auxiliando e dialogando com as crianças sendo um ser singular.
Assume-se então uma estratégia conjunta de reflexão ,ação e avaliação
1-Reflexão(ões) crítica(s) individualizada acerca do grau de participação nos projetos de ação-intervenção com objetivos previamente formulados.
2-Participação dos pais.
3-Reflexão crítica do processo de desenvolvimento do projeto e suas limitações;
4-Produtos em suportes áudio, vídeo.
5-Reflexões final: auto avaliação da participação no processo de avaliação.
CRITÉRIOS DO PORTFÓLIO:
1-Registra idéias, experiências e opiniões acerca do processo de formação.Registar e refletir, de forma sistemática, as suas idéias, motivações, opiniões, propósitos, registra todas as considerações de ordem crítica que considera