4 Grupo Regime De Fabrico Ou De Producao
1.1 Introdução
É preciso que fique desde logo muito clara a característica básica das actividades, produção ou de serviços, que indicam a adopção do sistema de custo de produção por encomenda. Os produtos, tarefas ou serviços, devem ser bastantes diferenciados uns dos outros. A administração está interessada em saber os custos de um produto, de uma tarefa ou de um serviço, independentemente de saber os custos de outras operações. É em torno deste tema que o presente trabalho abordar-se-á.
1.2 Objetivos de Estudo
1.2.1 Objetivo Geral
Pretende-se ao longo da pesquisa conhecer todos os pormenores e procedimentos do regime de fabricação por encomenda.
1.2.2 Objetivos Específicos
Saber como se processam os custos num regime de fabricação por encomenda;
Saber quando este método é usado, suas vantagens e desvantagens;
Demonstrar com exemplo prático como se procede a produção por ordem.
1.3 Justificativa
É importante o estudo do presente trabalho para qualquer estudante do curso de contabilidade e auditoria, visto que é bastante relevante ter noções do regime de produção por encomendas para saber diferencia-los dos restantes regimes e para a apuração dos custos da mesma.
1.4 Definição do Problema
a) Quais são os tipos de regimes de fabricação existentes?
b) Quais são as características do regime de produção por encomendas?
c) Como apurar os custos no regime de produção por encomendas?
1.5 Hipóteses
1.5.1 Hipótese geral
De acordo com os regimes de produção, os principais tipos de produção são a produção conjunta, por fases ou por encomendas; Para as empresas que adoptam o regime de produção por encomendas o trabalho começa com o pedido do cliente, isto é, a empresa faz um orçamento da encomenda para discussão com o cliente.
1.5.2 Hipóteses específicas
a. O conjunto de itens que podem compor uma encomenda tem especificações bem definidas pelo cliente, ou seja o produto final já está comercializado antes de ser fabricado;
b. O consumo