Atividades
CONTABILIDADE E AUDITORIA
CURSO
DISCIPLINA
CONTABILIDADE DE CUSTOS I
CÓDIGO DA CCI
SEMESTRAL
CARGA HORÁRIA
ALBERTO PITORO
Xxxx
SEMANAL
60
3.75
2PCA 1
MIGUEL JAMAL
2PCA2
MIGUEL LANGA
2PGS2/2PGS3
JORGE MONDLANE
2PCA3/2PGS1
PETER WENG
PROFESSORES
2/4º
ANO/SEMESTRE
GESTÃO
2LCA1/2LCA2/2LGS1/2LGS2
COORDENADOR
ALBERTO PITORO
Contabilidade de Custos I
Textos de Apoio nº 2
PRINCIPAIS CONCEITOS DA CONTABILIDADE DE CUSTOS
Terminologias contabilísticas aplicadas na Contabilidade de Custos
Gasto – sacrifício que a entidade suporta para a obtenção de um bem ou serviço, representado por entrega ou promessa de entrega de activos (normalmente dinheiro). O gasto se concretiza quando os serviços ou bens adquiridos são prestados ou passam a ser de propriedade da empresa.
Exemplos: gastos com mão-de-obra (salários e encargos); gasto com aquisição de matérias-primas para a produção de produtos; gasto com sectores administrativos; gasto com aquisição de máquinas e equipamentos.Os gastos podem ser: investimentos, custos ou despesas.
Investimento – gasto com bem ou serviço activado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a períodos futuros. Exemplos: aquisição de móveis e utensílios (viaturas); aquisição de imóveis (fábricas); despesas pré - operacionais; aquisição de marcas e patentes e aquisição de matéria-prima. Custo – gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços; são todos os gastos relativos à actividade de produção. Exemplos: salários do pessoal da produção; matéria-prima utilizada no processo produtivo; combustíveis e lubrificantes usados nas máquinas da fábrica; alugueres e seguros do prédio da fábrica; depreciação dos equipamentos da fábrica; gastos com manutenção das máquinas da fábrica.
Atenção: A matéria-prima adquirida pela empresa/indústria enquanto não utilizada no processo produtivo,