Sistemas de custeio por ordem de produção
Este trabalho visa demonstrar os passos do custeamento por ordem de produção. No primeiro momento alguns exemplos de ramo de atividades que mais utilizam esse tipo de custeio, quais os objetivos desse processo e suas características. Também podemos visualizar através deste trabalho as vantagens e desvantagens do custo por ordem de produção e a contabilização o ponto chave de tudo. Alguns exemplos serão passados para que o entendimento seja amplo quanto ao objetivo do trabalho, não só positivo quanto de força negativa caso ocorra algum tipo de dano no processo.
Palavra Chave: Custeio por ordem de produção. Contabilização 2. SISTEMAS DE CUSTEIO POR ORDEM DE PRODUÇÃO
A produção por ordem ocorre quando a empresa programa a sua atividade produtiva a partir de encomendas específicas de cada cliente. É o caso, por exemplo, da indústria produtora de máquinas e equipamentos (pesada), navios, aviões, fabricantes de equipamentos especiais, escritórios de auditoria, planejamento e consultoria, indústrias de móveis e empresas de construção civil.
O objeto de custo de um sistema de custeio por ordem de produção é, “uma encomenda, que constitui um produto ou serviço perfeitamente identificável”.
Nesse tipo de atividade, os custos são acumulados numa conta específica para cada ordem de produção (ou encomenda). Esta conta só pára de receber custos quando a ordem estiver encerrada. Se um exercício terminar, e o produto estiver ainda sendo fabricado, o saldo da conta será totalmente classificado como produtos em elaboração. Uma vez pronto, o saldo da conta relativa à ordem de produção será transferida para produtos acabados ou custo dos produtos vendidos, conforme já tenha sido realizada ou não a receita.
O custeio por ordem de produção se caracteriza pela produção de produtos de forma não contínua, atendendo a encomendas dos clientes ou a determinações internas específicas para venda posterior ; ao contrário do custeio para produção contínua, onde um ou