Relatório fermentação alcoólica
Técnico em Química Industrial
Tecnologia de Fermentação
Fermentação Alcoólica
Itumbiara - GO
2012
Danilo Borges dos Santos
Denivaldo da Silva Souza
Paula Cristina Fagundes dos Santos
Tecnologia de Fermentação
Fermentação Alcoólica
Relatório apresentado ao Curso Técnico em Química Industrial, orientado pela Profª. Natália Lázara Gouveia, para a obtenção de notas finais na disciplina de Tecnologia de Fermentação.
Itumbiara - GO
2012
Introdução
A fermentação é um processo biológico anaeróbico de obtenção de energia metabólica, a partir da degradação incompleta de substâncias orgânicas, resultado em uma disponibilidade energética inferior se comparada à respiração aeróbica.
Na fermentação, a glicose é catabolizada em substâncias orgânicas mais simples. Nesse mecanismo não ocorrem etapas como glicólise, ciclo de Krebs e a cadeia respiratória, o aceptor final de hidrogênio é um composto orgânico e não mais o oxigênio, justamente por ser anaeróbico.
A fermentação alcoólica é um processo biológico comum a todos os substratos açucarados, no qual estes são transformados em etanol e dióxido de carbono, cujo principal agente é a levedura.
Revisão Bibliográfica
A humanidade convive com processos fermentativos desde 5.000 a.C. na sua utilização para a obtenção de vinho, queijos e outros derivados do leite. Hoje em dia, diversos produtos utilizados nas indústrias químicas, farmacêuticas e de alimentos, são obtidos por processos fermentativos. Estes produtos podem ser gerados por metabolismo primário ou secundário do microrganismo cultivado e ao lado da produção de biomassa, enzimas e proteínas em geral. (WARD, 1991). As fermentações podem ser conduzidas por processos descontínuos, descontínuo-alimentados ou contínuos,