Relatório Fermentação Alcoólica
Introdução
A fermentação é um processo de liberação de energia que compreende um conjunto de reações enzimáticas controladas, através dos quais uma molécula orgânica é degradada em compostos mais simples, liberando energia 1. Sabemos que os processos fermentativos resultam da atividade de microorganismos, como as leveduras e certas bactérias.
A fermentação alcoólica é o processo químico de transformação dos açúcares em álcool. É o processo através do qual certos açúcares, principalmente a Sacarose, Glicose e Frutose são transformados em Álcool Etílico (ou Etanol). Para que isto ocorra, entretanto, torna-se necessária a ação de um "polo enzimático" para o desdobramento destes açúcares em álcool. Estas enzimas são fornecidas por microorganismos denominados "Leveduras" ou "Fermento Biológico” 2.
A temperatura influencia diretamente o desenvolvimento da fermentação, esta é impossível abaixo dos 12º C e tanto mais rápida quanto mais elevada for a temperatura. Porém, as temperaturas mais elevadas exterminam as leveduras responsáveis por elaborar os aromas e propiciam o aparecimento da indesejável acidez 2. Este processo tem grande importância econômica, sendo utilizado na fabricação de inúmeras bebidas alcoólicas - como cerveja e vinho - e pão, entre outros alimentos. Este processo revolucionário, além de permitir a sobrevivência dos autotróficos, também serviu os heterotróficos, que passaram a alimentar-se deles 1,2.
Objetivo
Realizar o processo de fermentação alcoólica a partir da levedura Saccharomyces cerevisiae sobre uma solução saturada de sacarose.
Materiais e métodos
Erlenmeyer 250 ml
Tubo de ensaio
Duas rolhas perfuradas
Tubo de látex
Haste de vidro
Pipeta graduada 5 ml
Açúcar comum (sacarose)
Fermento biológico (Saccharomyces cerevisiae)
Água
Solução saturada de Ca(OH)2 (hidróxido de cálcio – água de cal)
Espátula
Fei-se uma solução bem saturada de água e açúcar. Colocou-se oito colheres de sopa de