Renzo Piano
Arquiteto italiano, Renzo Piano nasceu a 14 de setembro de 1937, em Genova. Seguindo os passos do seupai, que era arquiteto, Piano estudou na Faculdade de Arquitetura de Florença e no Politécnico de Milão.Após um curto estágio no gabinete do pai, viajou para Inglaterra e para os Estados Unidos da América ondetrabalha com alguns arquitetos de renome, de entre os quais o americano Louis Kahn. Os projetos demeados da década de sessenta tinham um pendor essencialmente experimentalista, como se confirma nasérie de edifícios adaptáveis como a residência em Garrone (1969), montada e modificada pelo própriocliente.
Em Inglaterra conheceu o arquiteto Richard Rogers com quem desenvolveu uma série de projetos em regimede parceria. Destes, o único que conheceu desenvolvimento foi o projeto vencedor do concurso para oCentre National d'Art et Culture Georges Pompidou, apresentado em 1971. Este trabalho permite-lhes abrirum atelier em Paris que funcionou até 1977, altura em que se concluiu a construção do Pompidou. Asolução para o Pompidou teve como referência o projeto de Piano para o edifício de escritórios da empresaB&B, construído nos arredores de Como em 1973.
Neste ano, Piano fundou em Génova novo gabinete e realizou vários projetos em associação com oengenheiro inglês Peter Rice, como o de urbanização da cidade de Ottranto (1979) uma área residencial emCorciano, próximo de Peruggia (1978-1982) ou o museu Menil Collection em Houston, Texas (1981-1986), omais interessante trabalho da dupla.
Em 1981 criou o Renzo Piano Building Workshop, sediado em Génova e em Paris e desenvolveu projetos degrande dimensão como o aeroporto de Kansai, no Japão, concluído em 1994, a reconversão da fábricaLingotto da Fiat em Turim ou o estádio de Bari (1987-1990).Geralmente rotulada de "High-Tech", aarquitetura de Renzo Piano revela uma atenção especial às questões construtivas, cruzando sistemasestruturais inovadores com o uso de materiais e de tecnologias