diagnostico organizacional
"O que vem a ser um problema?"
"Qual problema devemos tratar primeiro?"
Ótimo início! Concordam?
Segundo Manoel Meireles, em seu livro "Ferramentas Administrativas para identificar e analisar problemas", um problema no âmbito de uma empresa é um:
"RESULTADO INDESEJADO OU UM DESAFIO A SER ALCANÇADO"
Quanto à prioridade de tratamento dos problemas identificados, devemos levar em conta alguns aspetos relevantes na tomada de decisão:
Primeiro: O problema está causando impacto negativo no cliente externo?
Segundo: O problema está causando perdas de receita?
Terceiro: O problema está aumentando as despesas?
Todos esses fatores são primordiais, para que um problema seja tratado com relevância dentro da organização. Para auxiliá-lo nesta decisão, utilize a Metodologia GUT - Gravidade Urgência e Tendência. Conheceremos essa ferramenta na segunda web aula dessa unidade.
Pessoal, acessem esse vídeo, é fantástica a analogia feita sobre o tema problema.
Gostaram do vídeo? É um ótimo exemplo a ser utilizado, tanto nas organizações quanto nas nossas vidas.
MAS O QUE É UMA FERRAMENTA DE GESTÃO?
É muito fácil, para qualquer pessoa, identificar as ferramentas de um pedreiro, marceneiro ou de um cozinheiro: colher de pedreiro, nível e desempenadeira; serrote, martelo e formão; panela, frigideira e fogão. Para um Administrador, não dominar as ferramentas abordadas em nossa Web Aula, é o mesmo que um pedreiro não conhecer e não utilizar no seu trabalho uma desempenadeira ou uma colher de pedreiro. Você confiaria em tal profissional?
Constantemente nos deparamos com profissionais assumindo posições estratégicas nas organizações, sem nenhum conhecimento em ferramentas de gestão. Na verdade, não cabe a ele aplicá-la, mas cabe a ele cobrar de sua equipe que o façam de acordo com os critérios e características de cada ferramenta, utilizando a metodologia adequada para se obter o máximo que a ferramenta lhe