Renzo Piano
Centro Georges Pompidou (Centre national d'art et de culture Georges-Pompidou) é um complexo fundado em 1977 em Paris, na França, criado por Renzo Piano e Richard Rodger, que abriga museu, biblioteca, teatros, entre outros equipamentos culturais. O projeto foi considerado extremamente arrojado, embora tenha sido bastante criticado. Alguns teóricos afirmam que o Centro (tanto pela sua arquitetura quanto pela sua proposta) é um dos marcos do início da pós-modernidade nas artes.
Esta Obra trata-se de um dos principais exemplos da arquitetura high-tech, isto pode ser observado nas grandes tubulações aparentes (dutos de ar condicionado e outros serviços), nas escadas rolantes externas e no sistema estrutural em aço. O conceito mais perceptível do projeto era externalizar toda a infraestrutura do edifício, tornando-a um componente do aspecto visual do edifício. Esse exoesqueleto estrutural e infra-estrutural permite, por um lado, identificar claramente a função de cada elemento do edifício, e, por outro, que o interior seja completamente livre e desobstruído.
Plano urbanístico e edifícios de Potsdamer Platz: com uma área construída de 550000 m² o projeto tem a dimensão de uma pequena cidade, onde os edifícios voltam-se em torno de uma praça, ponto focal do projeto que tem como objetivo recriar um centro de grande fluxo de pessoas, integrando ao resto da cidade e harmonioso com o entorno. Os 19 edifícios foram desenvolvidos de acordo com os planos de uma equipe internacional de arquitetos, liderado por Renzo Piano.
Centro Cultural Jean Marie Tjibaou, construído na Noumea (Nova