Ciencias
A fermentação é um processo metabólico realizado por alguns microrganismos com vista à obtenção de energia a partir de nutrientes, sendo, por isso um processo catabólico.
De ponto de vista bioquímico, a fermentação consiste num conjunto de reacções de oxidação e redução catalisadas por enzimas e realizadas na ausência do oxigénio, em que compostos orgânicos servem tanto como dadores como aceptores finais de electrões, sendo produzido ATP por fosforilação a nível do substrato.
Os microrganismos que realizam processos fermentativos utilizam a glicose ou outros glícidos simples. Uma das vias metabólicas mais comuns que conduz à fermentação da glicose é a glicólise, também chamada via Embden.Meyerhof. Esta via ocorre tanto na presença como na ausência do oxigénio. Se não for requerida a presença deste gás, a glicólise pode ser dividida em três etapas, cada uma das quais envolve uma cadeia de reacções catalizadas por enzimas.
Índice
Capa 1
Introdução 2
Índice 3
Etapas de fermentação 4
Fermentação alcoólica 5/6
Fermentação láctica 7/8
Actividade Enzimática - catalase da batata 9
Conclusão 10
Bibliografia 11
Etapas da fermentação
I- Formação de gliceraldeído-3-fosfato: nesta etapa, ocorrem reacções preparatórias que conduzem à formação de duas moléculas de gliceraldeido-3-fosfato, sem que tenham lugar oxidações ou reduções, nem produção de energia.