Relatório de fermentação alcoolica
RELATÓRIO FERMENTAÇÃO ALCOOLICA
IRLANE BRAGA DOS SANTOS
DISCIPLINA: BIOQUIMICA APLICADA A NUTRIÇÃO
PROFª: HERMES CERQUEIRA
SALVADOR–BA
OUTUBRO – 2013
IRLANE BRAGA DOS SANTOS
FERMENTAÇÃO ALCOOLICA C H O ->2C H OH + 2C O + ENERGIA 6 12 6 2 5 2
SALVADOR–BA
OUTUBRO – 2013
2
Relatório
Introdução
A fermentação é um processo de liberação de energia que ocorre sem a participação do oxigênio (processo anaeróbio). A fermentação compreende um conjunto de reações enzimaticamente controladas, através das quais uma molécula orgânica é degradada em compostos mais simples, liberando energia. A glicose é uma das substâncias mais empregadas pelos microorganismos como ponto de partida na fermentação.
Os tipos de fermentação são classificados de acordo com o produto final obtido no processo. Assim existe a fermentação alcoólica, láctica, e acética. Nesses processos, a liberação de apenas duas moléculas de ATP como saldo final. Nesse Relatório será abordada a fermentação alcoólica através do experimento com o mel para a fabricação de Etanol.
Objetivo Geral
Compreender o processo de fermentação desde a glicólise onde cada molécula de glicose é desdobrada em duas moléculas de piruvato (ácido pirúvico), com liberação de hidrogênio e energia, por meio de várias reações químicas. O hidrogênio combina-se com moléculas transportadores de hidrogênio (NAD), formando NADH + H+, ou seja, NADH2. Até a conversão de acido pirúvico em etílico a liberação de 2 moléculas de CO2 e a formação de 2 moléculas de ATP.
O Que: A