consultoria empresarial
A consultoria pode ser caracterizada como um serviço de aconselhamento, num processo em que o consultor ajuda o cliente a potencializar sua capacidade para atingir os objetivos da organização.
Kubr (1986), desde o prefacio de seu livro ``Consultoria – Um guia para a profissão ``, destaca que a consultoria de organização é um serviço que busca auxiliar na análise e solução de problemas de ordem prática e difundir técnicas de gestão bem-sucedidas, nos diversos setores da economia.
Para Block (2004) ``toda vez que você aconselha alguém que está diante de uma escolha, você esta dando consultoria.``Ele destaca a capacidade de privilegiar sentimentos mais que conteúdos , o que gera uma relação de confiança , fazendo com o que o cliente assuma em partes iguais a responsabilidade pelo resultado do trabalho.
Oliveira(2011) conceitua consultoria como` `processo interativo de um agente de mudanças externo a empresa, o qual assume a responsabilidade de auxiliar os executivos e profissionais da referida empresa nas tomadas de decisões, não tendo, entretanto, o controle direto da situação ``.
Bretas, no livro `` Na Cova dos Leões(2002)``, descreve a consultoria como ``uma relação de via dupla. Todos são igualmente responsáveis pelo sucesso do trabalho do consultor, mas este tem de saber identificar e justificar quando, onde e em que quantidade eles serão necessários``.
Schein (1972), ao tratar de um tipo de consultoria, a de processos ,define-a como ``um conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor, que ajudam o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente. O consultor não precisa ser um especialista em todas as funções organizacionais, mas deverá sê-lo no desenvolvimento de diagnóstico e no estabelecimento de um relacionamento que possa efetivamente ajudar os clientes.
BIBLIOGRAFIA
Teixeira, Gilmar Claret. Referenciais de consultoria SEBRAE / consultores conteudistas
Gilmar Claret