Simbologia Constitutiva dos Signos Representativos na Região Centro Oeste Trabalho Informal na Região do Araguaia
Trabalho Informal na Região do Araguaia1
Anna Kelle GALVÃO2
Divina Marcia SOUSA3
Jusciane Fagundes RODRIGUES4
Rosimar VILARINHO5
Rosineia da Silva FERREIRA6
Universidade Federal de Mato Grosso, Mato Grosso, MT
RESUMO
O trabalho que hora se apresenta se propõe a fazer uma análise semiótica do trabalho informal na região do vale do Araguaia, mais propriamente nas cidades de Barra do Garças-MT, Pontal do Araguaia-MT e Aragarças-GO. O tema “trabalho Informal”, foi escolhido devido a sua importância para a região e Brasil, muitas vezes, é tratado com muito preconceito. Abordaremos este tema por ser de total importância para nossa economia e muitos dos que escolhem este tipo de trabalho não querem deixá-lo, por achar que ganham mais e que podem fazer seu próprio horário. Porém há grande preocupação por parte de quem adere este tipo informal de trabalhar visto que não tem os mesmos benefícios de quem possui registro em carteira. As análises terão como base as teorias de Ferdinand de Saussure no campo da construção de sentido, de Charles Sanders Peirce e de Greimas para uma teoria semiótica, abordaremos ainda as concepções de discurso e de análise do discurso de Michel Pêcheux.
PALAVRAS-CHAVE: Trabalho Informal; Semiótica; Peirce; Comunicação.
O objeto de Análise do Discurso do presente trabalho é o “Trabalho Informal”, com foco na Simbologia constitutiva dos signos representativos na região centro oeste. Teremos como base teórica os conceitos de análise do discurso de Michel Pêcheux seu fundador. Buscaremos, também, outros pontos de vista como os de Pierce, Saussure, entre outros, para compreendermos os efeitos de sentidos que queremos gerar de acordo com o meio em que estamos inseridos ideológico, cultural e social.
Pêcheux pensa o sentido como sendo regulado no tempo e espaço da prática humana, de-centralizando o conceito do objeto linguístico. (ORLANDI apud PÊCHEUX, 2004).