Resiliencia
Problemas diários, perdas, traumas emocionais, emoções e sentimentos marcantes. Essas e muitas outras razões interferem, muitas vezes negativamente, na vida de milhares de pessoas.
Nesse momento o caminho a seguir tem apenas dois sentidos: superar as dificuldades ou ser mais uma vítima dela. Nesse contexto entra o estudo sobre a superação humana, a resiliência - termo muito semelhante à referência derivada da Física, ou seja, é o desenvolvimento de habilidades que possibilitam melhores meios de enfrentamento, com o menor dano possível, das agressões estressoras e revezes sofridos em nossa vida cotidiana.
Os resilientes têm uma incrível capacidade sadia de auto-julgamento, de respeitar as diferenças vivenciais e existenciais das outras pessoas, conseguem amar, têm grande compaixão, ética, coragem e sabedoria. A facilidade para corrigir os erros e defender os acertos é outra característica marcante. "Longe de ser um idiota, um inocente ou um dócil carneirinho, a pessoa resiliente é, isto sim, uma grande estrategista num gigantesco jogo de xadrez. Sabe reconhecer com rapidez e perspicácia o momento certo da luta ou da fuga (e isso nada mais é que auto-preservação, portanto, sabedoria em evitar danos graves à sua vida)
Resiliência é a habilidade de saber aproveitar o que há de negativo em uma situação e transformá-la em benéfica. É aprender com os erros e tornar-se mais hábil ao lidar com situações adversas. Pessoas muito estressadas têm a ‘mania’ de demorar-se nas lamentações, ficam julgando porquê isso ou aquilo aconteceu e dão mais importância aos imprevistos do que eles merecem. Acontece que essas pessoas, na verdade, não ficam lamentando só um imprevisto específico; dependendo do grau de estresse acumulado (frustrações com família, trabalho, saúde, amigos, etc) a pessoa pode passar um longo (realmente looongo) tempo choramingando, sendo que poderia estar tomando atitudes práticas para sanar seus conflitos (geralmente internos,