Resiliencia
O significado de resiliência é ainda pouco conhecido em estudos e produções acadêmicas no Brasil. Contudo, nos países da Europa e América do Norte já existem estudos aprofundados sobre este tema.
A origem etimológica da palavra resiliência vem do latim resiliens que significa “saltar para trás, voltar, ser impelido, recuar, encolher-se, romper”. Na língua inglesa, resilient significa “elasticidade e capacidade rápida de recuperação”. Já quanto ao significado na língua portuguesa, segundo definição de Antônio Houaiss e Mauro de Salles Villar, resiliência significa: “no sentido da Ciência Física é a propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica; no sentido figurado, é a capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças; etimologicamente, vem do inglês resilience(1824), elasticidade, capacidade rápida de recuperação”.
A resiliência surgiu nas Ciências exatas para explicar, empiricamente, a reação de certos materiais submetidos a doses de energia. É, pois, a propriedade que têm estes materiais de acumular energia, quando exigidos e estressados, e voltar ao seu estado original sem qualquer deformação. Este conceito foi abstraído pelas Ciências Humanas para nomear a capacidade de certos indivíduos em resistir flexivelmente à adversidade.
Resiliência e o Ser Humano
Pelo exposto, focaremos a resiliência no sentido voltado para explicar a capacidade do indivíduo para enfrentar situações adversas superando-as e saindo fortalecidas e transformadas positivamente.
O interesse pela resiliência surgiu da observação do ciclo de vida de alguns indivíduos que a desenvolveram no momento de uma situação difícil. Se atentarmos para a história da humanidade podemos considerar inúmeros exemplos de superação e de vitória, a saber: o Senhor Jesus Cristo, Daniel, Davi, Jó, Apóstolo Paulo e tantos outros personagens bíblicos; os