resiliencia
SEUS CONCEITOS E CONTEXTOS
Resumo
Este artigo enfoca a origem e evolução do conceito de resiliência percorrendo o histórico de sua introdução no campo das ciências da saúde e em particular sua utilização na administração. Entre as diversas definições estão a resiliência como traços de adaptação e capacidade, um conjunto de competências e habilidades individuais como resultado de traços de personalidade e influências ambientais, a manifestação de competências diante de circunstâncias adversas e o resultado do equilíbrio entre fatores protetores e de risco tanto individuais quanto sociais. Cada pessoa possui um nível de resiliência, porém é necessário exercitar a habilidade de adaptar-se as mudanças. É realizada uma análise reflexiva sobre as implicações dos conceitos.
Palavras-chave:
Capacidade. Obstáculo. Emocional. Resistência. Habilidade.
1 INTRODUÇÃO
Mudanças e adversidades ocorrem cada vez mais rápido no dia a dia, exigindo esforço contínuo e adaptação. O estresse esta cada vez mais inevitável, gerando diferentes reações, dependendo da visão que se tem da situação vivida, como por exemplo, o perigo ou desafio. Além de nos mantermos em um mercado extremamente competitivo, vive-se em um ambiente de mudanças constantes, incertezas e pressões geradas pela necessidade de se tomar decisões rápidas, atingir ou superar metas.
O termo resiliência se refere a uma habilidade de superar tais dificuldades. A resiliência é como um elástico que pode ser esticado quase até o ponto de ruptura e uma vez libertado da ação anterior, é capaz de retornar a forma original. Por mais resiliente que sejamos podemos sofrer alguma mudança no comportamento, por menor que possa parecer. A resiliência cria e mantém uma atitude positiva, trazendo confiança para assumir novas responsabilidades no trabalho, ultrapassar situações constrangedoras ou embaraçosas, procurar novas experiências que estimulem o conhecimento.
Pessoas