VERTISSOLOS
ENGENHARIA FLORESTAL
GÊNESE, MORFOLOGIA E FÍSICA DO SOLO I
VERTISSOLOS
Ana Tenile Nascimento Maciel
Antônio Augusto
Bairo
Bruno
André
Letícia
Rio Branco/AC
ANA TENILE NASCIMENTO MACIEL
ANTÔNIO AUGUSTO
BAIRO
BRUNO
ANDRÉ
LETÍCIA
VERTISSOLOS
Trabalho referente à disciplina Gênese,Morfologia e Física do Solo I como método de avaliação de parte da N2 que será entregue ao professor Willian.
Rio Branco/AC
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO
2 – VERTISSOLOS
2.1- VERTISSOLOS E SUAS CARACTERÍSTICAS
2.2- MANEJO DE SOLOS
2.3- CLASSES DO 2º E 3º NÍVEL CATEGÓRICO
3- CONCLUSÃO
4 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO Este trabalho tem como finalidade definir de modo eficaz o que são Vertissolos no contexto da humanidade em geral para idealizar os tipos de solos e assim contextualizar uma gama de biodiversidade que isto vem dando ao longo do inicio de ciclo da terra e seus seres. O solo é importante tanto pra fertilidade da terra como para o seu plantio e saber qual solo é o mais rico em nutrientes e vida é eficientemente imprescindível como irá ser mostrado nesse trabalho.
VERTISSOLOS
Compreende solos constituídos por material mineral apresentando horizonte vértico e pequena variação textural ao longo do perfil, nunca suficiente para caracterizar um horizonte B textural. Apresentam pronunciadas mudanças de volume com o aumento do teor de umidade no solo, fendas profundas na época seca, e evidências de movimentação da massa do solo, sob a forma de superfície de fricção (slickensides).
São solos constituídos por material mineral com horizonte vértico entre 25 e 100cm de profundidade representando, além disso, os seguintes requisitos: teor de argila, após mistura e homogeneização do material de solo, nos 20cm superficiais, de no mínimo 300g/kg de solo; fendas verticais no período seco, com pelo menos 1cm de largura, atingindo, no