doenças que afetam a visão
Tema: Visão
Turma 801
Doenças que afetam a visão
Glaucoma
O glaucoma é causado por diferentes doenças e, na maioria dos casos, propicia um aumento da pressão intra-ocular. Para entender melhor como o aumento da pressão afeta o olho é importante observar seu olho como um balão. Quando o ar é soprado em excesso para dentro de um balão, a pressão aumenta e atua sobre as partes mais frágeis do olho.
O glaucoma é definido como uma neuropatia óptica crônica, progressiva, caracterizada por alterações típicas no nervo óptico e na camada de fibras nervosas da retina, levando ao desenvolvimento de defeitos característicos no campo visual, que em seu estágio mais avançado, pode levar à cegueira irreversível.
O glaucoma pode ser tratado com colírios, medicamentos por via oral, cirurgia a laser, cirurgias tradicionais (trabeculectomia) convencionais e, uma combinação de alguns desses métodos. A meta é impedir a perda visual e manter a pressão intra-ocular em níveis satisfatórios e devidamente controlados.
A realização de avaliações periódicas é a melhor forma de evitar a instalação do dano causado pelo glaucoma, uma vez que, na grande maioria das vezes, trata-se de uma doença assintomática.
Catarata
A cirurgia é o único meio de eliminar a catarata, melhorando a visão de quase 100% dos casos.
Visão embaçada, ofuscamento ou sensibilidade à luz buscando mais iluminação para a leitura e a percepção de alteração de cores, assim como dupla visão em um olho e mudança freqüente de grau dos óculos podem estar relacionados à presença de catarata.
A cirurgia consiste na remoção do cristalino e implante de uma lente intra-ocular que pode restaurar a visão de longe e perto.
Estrabismo
É um defeito visual no qual os olhos estão desalinhados e apontam para direções diferentes. Um olho pode estar direcionado em linha reta, enquanto o outro está desviado para dentro, para fora, para cima ou para baixo. O olho desviado pode