Doenças relacionadas a perda dos sentidos
Doenças relacionadas a perda do paladar Os sintomas podem surgir de doenças inflamatórias, infecções ou doenças que afetam as papilas gustativas da língua responsável pela sensação de gosto. Além disso, perda do paladar pode ter como causa doenças que afetam outras áreas do corpo, como o sistema nervoso. Em algumas doenças nutricionais o organismo não recebe o suficiente de vitamina ou nutriente crucial para a função do nervos, por causa disso o nervo pode possuir danos. Se esses nervos forem o da língua a sensação de gosto pode ser perdido. A doença de refluxo gastroesofágio (DRGE) é uma causa comum na perda do paladar, sendo que a mesma ocorre quando o esfíncter inferior do esôfago (EIE) não se fecha apropriadamente e o conteúdo do estômago extravasa de volta para o esôfago. O EIE é um anel de músculo na parte inferior do esôfago que age como uma válvula entre o esôfago e o estômago. Outra doença que também causa a perda do paladar é a Glossite, que tem como principal causa um distúrbio primário, que acarreta a mudança da coloração da língua, seu inchaço e perda das papilas gustativas, fazendo com que a língua adquira um aspecto liso.
Doenças relacionadas a perda do olfato A anosmia é uma síndrome rara cujo principal fator é a perda total ou parcial do olfato, essa perda de sentido pode ocorrer desde o nascimento de uma criança porém, poucos casos foram registrados. Ela é causada por um defeito no desenvolvimento dos bulbos olfatórios ou por substituição do epitélio olfatório por epitélio respiratório.
Doenças relacionadas a perda tato A esclerose múltipla é uma das variadas doenças relacionadas a perda de tato. É uma doença desmielinizantede etiologia ainda desconhecida, caracterizada por uma reação inflamatória na qual são danificadas as bainhas de mielina que envolvem os axônios dos