Sistema respiratorio
CURSO: ENFERMAGEM 2º PERÍODO
TURNO: VESPERTINO
DISCIPLINA: FISIOLOGIA
PROFESSORA: KATIA VELOSO
AUDIÇÃO
OUTUBRO
2011
1-Introdução:
O escopo do presente trabalho é discorrer sobre a audição humana, abordando de forma específica, como se dá essa audição, sua anatomia, fisiologia e algumas patologias relacionadas a esse tema. Neste sentido, será definido o que é ruído, qual sua característica, como este se propaga até chegar à identificação de algum som e como a saúde auditiva humana pode ser afetada por excesso de exposições a sons que admite em seus limites.
2-Anatomia:
Orelha: responsável pela audição, também é chamada de órgão vestíbulo-coclear ou estato-acústico.
A maior parte da orelha está localizada no osso temporal, na caixa craniana. Possui função de ouvir e de equilíbrio corporal. Sua inervação é dada pelos nervos vestibular, coclear, auditivo e vestíbulo coclear. Possui a janela oval e janela redonda.
A histologia da orelha é, basicamente, cartilagem (pavilhão auditivo) e uma cobertura de pele.
Por possuir dupla camada membranosa, a histologia das membranas timpânicas é uma camada de tecido epitelial estratificado pavimentoso (côncava externa); uma camada de tecido epitelial colunar (convexa interna).
A orelha é dividida em: orelha externa, orelha media e interna.
Orelha externa:
Pavilhão auditivo e canal auditivo externo meato acústico.
Orelha média:
Após as membranas timpânicas, compreende os três ossículos auditivos o martelo, a bigorna e o estribo.
Orelha interna:
Chamada também de labirinto, é formada por escavações no osso temporal, revestida por membranas e preenchidas por liquido. Limita-se com a orelha media pela janela oval e redonda. Possui uma parte anterior, a cóclea ou caracol (relacionada com a audição) e a parte posterior, o vestíbulo e os canais semicirculares (relacionados com o equilíbrio corpóreo).
3-Audição:
É a capacidade que o pavilhão auditivo, possui de