As áreas da engenharia civil
As áreas da Engenharia Civil
Definição
Engenharia Civil vem do Latim, da época dos Romanos “Ingenium Civitas”, que significa: Engenheiro das Cidades ou Engenheiro da Civilização. Engenharia Civil é a arte da aplicação da ciência e da tecnologia na utilização racional dos recursos naturais em benefício do homem em sociedade”
JURAMENTO
“Juro honrar o grau que solenemente recebo, exercendo a profissão de engenheiro com ética, dignidade e respeito à vida e ao meio ambiente. Com meu conhecimento científico e tecnológico, buscarei contribuir para o desenvolvimento socialmente justo do Brasil e para a prosperidade da humanidade”.
Importância da Engenharia Civil
Segundo o Prof. Donald P. Coduto (1999) – EUA: “Os Engenheiros Civis protegem a saúde pública projetando e construindo sistemas que oferecem água tratada e saneamento. Nenhuma outra profissão, incluindo a medicina, tem feito mais para reduzir a disseminação de doenças e salvar vidas”
Acessibilidade a edificações, vias públicas e sistemas de transporte coletivo
De acordo com as necessidades de garantia dos direitos e do livre acesso a toda a população aos ambientes e espaços da cidade, especialmente aquelas com dificuldade de locomoção, como os idosos e as pessoas portadoras de algum tipo de deficiência física, faz-se necessário o planejamento destes espaços de acordo com os princípios do Desenho Universal. Leis federais tornam obrigatório o atendimento a estas adequações em todas as edificações públicas e de uso coletivo, nos edifícios de comércio e serviços, bem como em todas as vias e sistemas de transportes coletivos. Profissionais da área de projetos, construções e gestão pública, através dos princípios do Desenho Universal, baseados nas referências técnicas da ABNT NBR 9050:2004 da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.
As áreas de atuação do Engenheiro Civil
Estruturas
Construção Civil Áreas de Atuação do Engenheiro Civil Hidráulica,