Areas da Engenharia Civil
A engenharia civil é o ramo da engenharia que tem como objeto a concepção e realização de casas, edifícios e obras de infraestrutura, como estradas, viadutos, túneis, portos, etc. O engenheiro civil é o profissional responsável por projetar, gerenciar e implementar estes projetos, participando de todas as suas etapas, do projeto à execução das obras. Este profissional pode atuar em diversas áreas, realizando muitas das atividades inerentes à sua função: desenvolvendo projetos, gerenciando equipes de trabalho, etc. Cabe ao engenheiro civil o cálculo e definição das estruturas, indicar os materiais mais apropriados, considerando custos, qualidade e segurança, definir métodos de construção, administrar a obras e até o gerenciamento de sua ocupação.
São muitas as áreas de atuação do engenheiro civil. Vamos abordar algumas delas.
CONSTRUÇÃO CIVIL
Esta área compreende a edificação e reforma de obras residenciais e comercial, como casas, shopping, estádios, aeroportos, etc. O engenheiro civil é o responsável pelo projeto, execução e gerenciamento da obra, projetando e realizando suas fundações, construção e acabamento. Necessita organizar o canteiro de obras, a logística de transporte e armazenamento de materiais, condições de trabalho e segurança da equipe e garantir que as especificações técnicas do projeto sejam observadas rigorosamente. Outro aspecto importante de sua atuação é conhecer e adequar o projeto à legislação vigente.
ESTRUTURAS E FUNDAÇÕES
A engenharia estrutural tem como objeto a definição de elementos seguros e econômicos para fornecer rigidez e resistência a um edifício, dimensionado corretamente a fundação, vigas, colunas e outros elementos estruturais. Esta atividade compreende definir o material a ser utilizado (concreto, aço ou madeira) e calcular a quantidade a ser utilizar na edificação das fundações e estruturas, ainda na elaboração do projeto. Para isto, é fundamental que o