Áreas de especialização na engenharia civil
A engenharia civil é o ramo responsável pela projeção, gerenciamento e execução de obras como edifícios, casas, pontes, estradas, viadutos, canais, portos e barragens. O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma. Sua atuação inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. Desta forma, o profissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será necessário. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a segurança e a estabilidade da edificação, calculando os efeitos que os ventos provocarão e as mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção. Esse profissional pode trabalhar também administrando recursos prediais, gerenciando a ocupação de um edifício, assim como a sua infraestrutura.
O engenheiro trabalha com as disciplinas: matemática, física, estatística, desenho e lógica e o curso é também bastante amplo, tendo o profissional, muitas áreas específicas para seguir carreira. O conhecimento prévio da maioria destas áreas da engenharia civil é o ponto de partida para que o futuro profissional esteja sempre buscando os meios mais interessantes e qualificados de se especificar, levando em conta todo o seu desempenho ao decorrer do curso, que está com o mercado aquecido em todo o país, tendo expectativas de melhorar ainda mais nos próximos anos.
Áreas de Atuação do Engenheiro Civil
Construção Urbana: projeta, constrói e reforma prédios e grandes instalações, visando à formação profissional especializada numa área abrangente. É uma formação vocacionada para a resolução dos problemas das cidades, reunindo, de forma consistente, domínios tão diversos como: o tráfego e as rodovias, o planeamento e a gestão