O Mercado de Trabalho para Engenheiros
UNIFEMM - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SETE LAGOAS
Unidade Acadêmica de Ensino de Ciências Gerenciais - UEGE
Curso de Engenharia Civil
FELIPE GUALBERTO CASTRO ABREU
FELIPE MACEDO SANTOS
IGOR GABRIEL ALVES DE ARAÚJO
LUDMILA PONTELO MOURTHÊ LEÃO
RITA KATCHUARA FÉLIX LUCENA
THAÍS DE SOUZA PEREIRA
VAGAS NO MERCADO DE TRABALHO PARA ENGENHEIROS
Introdução ao Mercado de Trabalho
SETE LAGOAS
2013
1 INTRODUÇÃO
O mercado de trabalho para engenheiros está cada vez mais competitivo. Hoje é encontrado vagas disponíveis no mercado, mas, essas vagas são preenchidas por pessoas mais experientes. Tais engenheiros são rapidamente absorvidos pelo mercado de trabalho.
O estágio é uma boa oportunidade para quem está graduando, as empresas preferem uma pessoa que conheça seus procedimentos muitas apostam na especialização dos estagiários.
O objetivo do trabalho é apresentar de forma clara a situação do mercado, como se encontra os recém-formados as vagas disponíveis e o perfil de quem as preenche.
O estudo apresentado abordará a vinda da engenharia para o Brasil, a história das escolas de engenharia, o cenário atual do mercado de trabalho, o salário mínimo profissional para a categoria, número de vagas disponíveis, o perfil profissional procurado e falamos mais especificamente sobre a engenharia civil.
2 Historia da engenharia no brasil
A engenharia foi responsável pelo aparecimento de armamentos, construções militares , estradas, pontes, canais, instrumentos, etc... No século XVIII, surgiram na França as primeiras escolas de engenharia. São elas: a École des Ponts et Chaussées (1747), a École de Mines (1783) e a École Polytechnique (1794).
No final do século XVIII instalou-se no Brasil o curso de fortificação (hoje conhecido como engenharia civil ) na Real Academia de Artilharia,