OS TRÊS TIPOS DE QUESTÕES PARA VESTIBULARES
Atualmente, as competências de leitura e escrita são imprescindíveis para o sucesso acadêmico e profissional. Nas mais diversas áreas, nas mais variadas carreiras, reconhece-se que ler com proficiência e redigir com clareza e precisão é uma necessidade. Quem tem dificuldades de leitura ou de escrita costuma ter problemas para prosseguir os estudos e para crescer profissionalmente. Há razões de sobra para que os vestibulares dêem um peso tão grande à prova de Língua Portuguesa: é sobretudo por meio dela que se avaliam as habilidades de leitura e redação. Mas é fato que essas competências estão de tal modo valorizadas, que são indispensáveis também nas provas das outras disciplinas. Não é raro um aluno errar um teste de Matemática não por não saber Álgebra ou Geometria, mas sim por ser incapaz de compreender o enunciado de um exercício. Analogamente, é comum o estudante não ter a nota máxima numa questão escrita de Biologia não por desconhecimento do assunto, e sim pela dificuldade em redigir com clareza a resposta. Por tudo isso, não é exagero dizer que as competências de leitura e escrita são fundamentais para garantir o sucesso em todas as disciplinas.
OS TRÊS TIPOS DE QUESTÕES DAS PROVAS DOS VESTIBULARES
Observando as questões cobradas em vestibulares, nas várias disciplinas, vamos concluir que é possível classifica-las, genericamente, em três tipos, todos eles muito dependentes de competências ligadas ao conhecimento de Português, como veremos a seguir.
QUESTÕES DO TIPO 1: demonstração de aquisição de conhecimento. Exemplo:
Sabe-se que a transmissão da dengue é feita pelo Aedes aegypti. O ambiente mais propício para a reprodução desse mosquito é:
a) Água salobra dos manguezais.
b) Depósitos de detritos em aterros sanitários.
c) Depósito de dejetos humanos em fossas.
d) Água limpa parada.
e) Água limpa corrente.
Objetivo da questão : Avaliar a aquisição