Vestibular e outra formas de ingresso no curso superior
Introdução
Afinal, o que é vestibular? Nos dicionários, este termo é o mesmo que exame de admissão às escolas de nível superior. No Brasil, o vestibular designa o processo de seleção de novos estudantes empregado pelas universidades; é também um tipo de exame aplicado pelas instituições aos alunos que pretendem ingressar em um curso superior.
Esse exame é constituído por provas classificatórias de matérias diversas, caracterizando-se normalmente como uma prova de aferição dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental e médio, é o modo mais tradicional de testar os conhecimentos do estudante nas disciplinas cursadas durante o período escolar.
A estrutura das provas varia de acordo com a instituição responsável pela prova e algumas vezes uma mesma instituição utiliza diferentes métodos ao longo dos anos e dependendo do objetivo da prova algumas costumam dividir o o exame em duas fases distintas, outras, permitem que o candidato preste a prova via internet enquanto e outras demandam uma maior vigilância sobre o candidato, tendo uma enorme estrutura para a execução da prova para milhares de candidatos em apenas um dia.
Além disso, o vestibular marca-se como o mais importante critério de seleção de candidatos, utilizado tanto pelas instituições públicas quanto privadas de ensino superior. Como não é caracterizado como concurso público, mesmo quem possui antecedentes criminais pode fazer e entrar para uma universidade.
Os vestibulares para as universidades públicas no Brasil são os mais concorridos dentre aqueles aplicados no país, seja pela oportunidade única do estudo gratuito ou pela reputação de um ensino de qualidade de que gozam estas instituições em relação às privadas. Tais exames são aplicados por fundações ou comissões especialmente criadas para tal fim. Há também alguns vestibulares de instituições privadas bastante concorrido.
Há vantagens que decorrem da utilização do vestibular em