Mercado De Trabalho Para O Engenheiro Civil
(Baseado no Texto do Livro: Introdução à Engenharia – Conceitos, Ferramentas e comportamentos - 4ª Edição - Walter Antonio Bazzo / Luiz Teixeira do Vale Pereira)
Uma importante observação deve ser feita: Não devemos nos deixar levar por modismos na hora de tomar decisões quanto à nossa formação. Desde o nosso ingresso na universidade até a atuação profissional, o mercado de trabalho poderá estar radicalmente modificado. Uma área que esteja em destaque num ano, poderá estar em declínio alguns anos depois, ou poderá não ter se desenvolvido tanto quanto profetizaram seus defensores.
Talvez o mais importante seja fazermos uma análise criteriosa antes de optar por alguma especialização, consultar especialistas, ler publicações a respeito das áreas que nos interessam, visitar escolas que oferecem os cursos pretendidos, participar de palestras a respeito das profissões que temos em mente, para so então, tomarmos uma decisão
Entretanto, apesar de todos os cuidados que tomamos para fazer uma boa escolha quanto ao ramo profissional ou a uma especialização, é bastante comum que persistam dúvidas. Embora estas duvidas costumem acompanhar toda a vida acadêmica de algumas pessoas, é bom lembrar que com uma formação consistente, a própria dinâmica do mercado de trabalho acabará apontando uma vaga para a utilização das novas capacidades desenvolvidas.
Um engenheiro pode desempenhar inúmeras funções no mercado de trabalho. De uma maneira geral, quanto à sua atuação, podemos dizer que ele pode trabalhar como autônomo, empregado ou empresário.
Pergunta a ser discutida em grupos e em seguida apresentação à Classe:
Considerando que o Mercado de Trabalho é bastante competitivo, qual deverá ser minha “postura” frente à esta situação, como estudante de Engenharia? Como devo me comportar? O que devo fazer nestes 10 períodos de preparação para a minha vida profissional?
Para leitura em casa, obrigatória:
Livro acima referenciado, páginas 247 a 255