Antropologia Da Religi O
Alguns autores tem a tese de que nós vivemos um conflito em nosso cotidiano entre dois opostos: O caos total (onde ninguém segue nenhuma regra) ou uma ordem absoluta (onde todos cumprem a riscas todas as regras impostas). Não haveria maneira alguma de nossa sociedade sobreviver destas maneiras, mas observamos que a sociedade tenta manter um controle social.
Os rituais são de grande ajuda para a manutenção desse controle implantando valores morais e éticos nesse individuo, emprestando suas formas convencionais e estilizadas para organizar essa sociedade, que deve sobreviver de uma forma coesa para adquirir uma segurança interior. Alguns rituais adquirem a repetição para simbolizar a promessa de continuidade dos mesmos grupos.
Há vários tipos de rituais que são: religiosos, profanos, festivos, formais, informais, simples ou ela-borados” eles não como importante somente seu conteúdo explícito mas também sua forma de convecionalidade e repetição. Sendo assim ele ressalta o que é comum a nossa sociedade.
Também se define ritual como cultura de comunicação simbólica e possui sequências ordenadas e padronizadas de palavras e atos. Essas sequências são constituídas de arranjos caracterizados por seus graus variados de formalidade (convencionalidade), estereotipia(rigidez), condensação(fusão) e redundância (repetição). Observa-se que o ritual está presente no nosso dia-a-dia em eventos como o carnaval, dia da independência do Brasil e tantas outras.
Aprofundando mais, pode-se considerar rituais as mudanças que passamos em