AULA 06
1- Introdução à Engenharia Econômica:
Conceito:
A Engenharia Econômica compreende os princípios e técnicas necessárias para se tomar decisões relativas à aquisição e à disposição de bens de capital, na indústria e nos órgãos governamentais.
Pode-se, definir Engenharia Econômica como os métodos e técnicas de decisão empregada na escolha entre alternativas de investimento tecnicamente viáveis, nas quais as diferenças futuras foram expressas em termos de dinheiro.
Podemos também definir Engenharia Econômica como o conjunto de conhecimentos necessários à tomada de decisão sobre investimentos.
Tomadas de Decisão:
- Falar sobre a necessidade de tomarmos decisões tanto em nossa vida pessoal como em nossas atividades profissionais.
Problemas simples:
Situações menos difíceis. Como exemplo, se ao levantarmos decidimos tomar café da manhã ou não. O problema parece não ter grande importância.
Problemas intermediários:
Problemas que são essencialmente econômicos, como no caso de escolher entre a compra de uma máquina manual ou uma semiautomática.
Problemas complexos:
Possuem elementos econômicos, políticos e humanísticos.
A elaboração do orçamento do País é um problema econômico, pois procura distribuir o dinheiro por todos os órgãos do governo federal de modo a assegurar a melhor aplicação possível.
A desistência em continuar com investimentos públicos em determinada região por parte do governo ocasionará altos níveis de desemprego e com isso insatisfação dos habitantes em relação ao poder político que tomou tal decisão.
Decidir pelo fechamento de um hospital público ocasiona insatisfação e problemas de natureza humanística e envolvem relações entre pessoas, em que a economia desempenha papel secundário.
O papel da Análise na Engenharia Econômica:
São os problemas de nível intermediário que parecem melhor adaptar-se a uma solução pela análise econômica na engenharia, e possuem as seguintes características:
1) O problema é suficientemente importante,