Aula 06
Curso de Letras a Distância
Disciplina: Estudo de textos III
Aluno: ANDERSON EVANGELISTA DE SÁ RGM: 063.1868
Data: 10/04/2013
Professora: Maria Alice de Mello Fernandes
Faça, agora, a atividade referente à aula 03. Redija uma resenha do artigo lido. Lembre-se de que resenha é uma análise crítica (Consulte Guia de Estudos II ou MATERIAL DE AULA:ARQUIVO se tiver dúvidas). Máximo de 20 linhas.(1.25)
Adjetivos e operadores: A argumentação no humor, Maria Cristina Pelegrino Pereira( 08 lauda), resenha Anderson evangelista de Sá RGM: 063.1868, Acadêmico de letras 3º semestre, CUIABÁ-MT.10/04/2013
No texto adjetivos e operadores: a argumentação no humor, a autora fornece-nos um leque de opções que contribuem definitivamente na subjetividade e nos processos argumentativos nos textos de humor.
Partindo do pressuposto que o humor é uma atividade humana ou faculdade humana com funções que passam do fazer rir, PELEGRINO traça um paralelo entre a língua e seus usuários, deixando em evidencia que num processo argumentativo o texto baseado no humor é capaz de forma agradável, narrar fatos importantes ou discursos de texto, utilizando se de adjetivos que enaltece e enriquecem o texto, na análise do corpus a autora apresenta recursos que podem ser usado num texto argumentativo de humor.
O primeiro é a subjetividade que é uma avaliação feita pelo individuo no seu ponto de vista, o segundo é o jogo persuasivo que trata do mecanismo de persuasão do enunciatário e o terceiro é o espaço da critica que deve ter a ironia dos adjetivos para alcançar maior efeito no humor.Sendo assim os operadores argumentativos servem para designar certos elementos da gramática, apontando o sentido real.
A obra é vista como fundamental na elaboração de textos argumentativos de humor, nos oferecendo outras possibilidades de conhecer os mecanismo da linguagem indo além do discurso dito.
Referencia Bibliográfica: Fernandes, Maria Alice