2 Etapa Da ATPS
DISCIPLINA: TEORIA EXISTENCIAL HUMANISTA
O método biográfico em Startre: Contribuições do Existencialismo para a Psicologia
JUNDIAÍ
07/04/2015
Introdução
A crise na metodologia de estudos no século XX, rodeada de subjetividades e objetividades, passou a exigir uma melhora nos estudos científicos da época. Com isto a fenomenologia vem para contribuir com elementos filosóficos e metodológicos a fim de estabelecer a crítica ao psicologismo e elaborar novas expectativas para a disciplina. Stratre influenciado pela fenomenologia e o marxicismo, constitui uma percepção dialética que se encontra no profundo de uma psicologia existencialista. O objetivo é que o método biográfico contribua para que a psicologia supere a modalidade objetivista/subjetivista e possibilite a construção de novos parâmetros para a disciplina.
O Método Biográfico em Sartre: Contribuição do Existencialismo para a Psicologia
O inicio do século XX foi marcado pelo questionamento do desenvolvimento de algumas disciplinas que buscavam se consolidar como ciência e uma delas era a Psicologia. Vários teóricos como Vigotski e Politzer, questionavam o divisão ou subdivisão entre a subjetividade e objetividade em sua linha de pensamentos sem conseguir evoluir de maneira positiva.
Sartre buscando a como base a fenomenologia, adere ao movimento crítico e faz da crítica e da elaboração de novos fundamentos da psicologia um dos elementos constantes de sua obra, perseguindo a constituição de uma nova teoria para a Psicologia.
Na abordagem biográfica, a principal fonte de estudos é a própria vida do autor. Segundo Sokal, esse tipo de perspectiva é importante por abordar aspectos internalistas e externalistas, pois virão a tona, situações pessoais e sociais vividas na época.
Diferente do que aborda Husserl na fenomenologia, Sartre defende a idéia de que existe uma relação entre Homem/História. Sartre foi certamente influenciado pela