Competências da Engenharia Civil
BRASÍLIA
2013
ENGENHARIA CIVIL: DEFINIÇÃO, ÁREAS DE ABRANGÊNCIA, MERCADO DE TRABALHO, HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
Trabalho redigido com o intuito de apresentar e detalhar a profissão de Engenharia Civil. Trabalho realizado pela disciplina de Fundamentos Práticos e Teóricos de Engenharia do curso de Engenharia Civil.
BRASÍLIA
2013
Dedico esse trabalho aos meus pais, amigos e familiares. Dedico também a todos profissionais e estudantes do curso de Engenharia Civil, em especial os alunos do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB e meus colegas de classe.
RESUMO O presente trabalho tem o objetivo de analisar a profissão de Engenheiro(a) Civil, abordando-se nesse as áreas de abrangência, mercado de trabalho, habilidades e competências a serem desenvolvidas por estudantes e profissionais. A área de abrangência da Engenharia Civil é bem ampla, possibilitando ao profissional uma atuação ampla em todas as etapas do desenvolvimento do pais projetando e executando estradas, portos, aeroportos, usinas hidrelétricas, moradias populares, hospitais, escolas, entre outros. O engenheiro está intimamente ligado ao desenvolvimento do país, sendo ele responsável por projetar e executar edificações, pontes, rodovias, portos, metrô, aeroportos, dimensionar estruturas, desenvolver projetos sustentáveis, que utilizem de maneira mais eficaz os recursos demandados na área da contrução civil.
INTRODUÇÃO
Nesse trabalho será abordada a profissão de Engenheiro Civil, citando as principais áreas de atuação, remuneração, mercado de trabalho, perfil do engenheiro, requisitos básicos para atuar na profissão. A responsabilidade social do engenheiro também é brevemente citada em algumas áreas de atuação.
1 ENGENHARIA CIVIL
1.1 DEFINIÇÃO Engenharia