Projeto de Pesquisa Mercado de trabalho de um engenheiro civil
DELIMITAÇÃO DO TEMA 03
JUSTIFICATIVA 03
FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 03
FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES 03
OBJETIVOS 04
REVISÃO DA LITERATURA 04
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 07
CRONOGRAMA 07
REFERÊNCIAS 09
ANEXOS ................................................................................................................................10
DELIMITAÇÃO DO TEMA
Será enfocada a defasagem entre oferta e procura de engenheiros no setor da construção civil. Hoje, com a recuperação econômica, o país depende mais do que nunca dos conhecimentos técnicos específicos dos engenheiros civis.
É dada especial atenção ao crescimento relevante da economia brasileira. Consequentemente a demanda da construção civil aumenta, surgindo grandes oportunidades para estudantes, estagiários e engenheiros civis qualificados que entrarão no mercado de trabalho no decorrer dos anos vindouros.
JUSTIFICATIVA
A pesquisa justifica-se as grandes oportunidades de se ocupar um bom lugar no mercado de trabalho, devido ao déficit de profissionais qualificados em todo país. Em destaque sobre a meta de se formar um número considerável de engenheiros nesta área, é de elevada importância pesquisar sobre o tema proposto, para que se conheça com precisão as novas exigências do mercado de trabalho para um profissional com tamanha responsabilidade e as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia.
FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS
Quantos engenheiros civis se formam no Brasil?
Qual capacidade de absorção desses profissionais no mercado de trabalho?
Quais as dificuldades enfrentadas pelos recém-formados no mercado de trabalho brasileiro?
Quais as qualidades que as empresas buscam em um engenheiro civil?
FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES
A presente pesquisa demonstra que o Brasil apresenta um grande déficit de profissionais de engenharia civil, apontando a quantidade de instituições que formam estes. Pretende também apresentar quantos engenheiros exercem especificamente a profissão, ou seja, sem trabalhar em