Mercado de Trabalho para Engenheiros
É de conhecimento geral que o mercado de trabalho para engenheiros está cada vez mais aquecido, o profissional pode exercer inúmeras funções dentro da engenharia e atuar em vários setores. No Brasil o número de recém-formados vem crescendo a cada ano, com o pré-sal a demanda desses profissionais torna-se ainda maior e o salário chega a ser um dos melhores do país. ENGENHEIRO NO MERCADO DE TRABALHO
Um engenheiro pode desempenhar inúmeras funções dentro do mercado de trabalho. De uma maneira geral, quanto à sua atuação, podemos dizer que ele pode trabalhar como autônomo, empregado ou empresário.
O profissional autônomo é aquele que tem maior independência de decisão sobre sua profissão, estabelecendo seus honorários e condições de trabalho, atuando geralmente em escritório próprio. O empregado atua diretamente para uma empresa, com a qual mantém um contrato de trabalho, prestando serviços técnicos permanentes ou trabalhando por empreitada, desenvolvendo serviços específicos. O trabalho com vínculo empregatício representa grande parte dos profissionais atuantes na área. O terceiro tipo citado, engenheiro empresário, é aquele que é responsável por alguma empresa e que contrata outros profissionais, com vínculo trabalhista, para operá-la.
Além disso, um engenheiro desempenha as suas funções nos mais diversos locais: empresas privadas, órgãos públicos, estabelecimentos financeiros, institutos de pesquisa e desenvolvimento entre outras.
Alguns setores de atuação dos engenheiros, são: indústrias, bancos de investimento e desenvolvimento, construções, escritórios de profissionais liberais, instituições públicas e privadas, pesquisa básica, estabelecimentos de ensino, escritórios de consultoria, empresas de assessoramento, institutos de pesquisa.
Em todas as atividades listadas acima o profissional da engenharia pode realizar o seu trabalho. Normalmente, os recém-formados trabalham mais nas áreas de operação, manutenção ou construção. Com a