A Administração na Engenharia Civil
ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA – EST
CURSO DE ENGENHARIA – CICLO BÁSICO
ALARICY ALMEIDA, HANNA PIMENTA, JASMIM LENZ, RODRIGO SEVALHO
A ADMINISTRAÇÃO NA ENGENHARIA CIVIL
MANAUS
2014
ALARICY ALMEIDA, HANNA PIMENTA, JASMIM LENZ, RODRIGO SEVALHO
A ADMINISTRAÇÃO NA ENGENHARIA CIVIL
MANAUS
2014
INTRODUÇÃO
O presente trabalho procura explicar o que faz um engenheiro civil na área administrativa de empresas e indústrias. Também será explicado como um profissional pode abrir sua própria empresa, qual o seu perfil e quais os benefícios de fazê-lo. Com isso, objetiva-se compreender melhor a dinâmica da profissão para auxiliar na iminente escolha do curso dos integrantes do grupo. O trabalho está dividido em quatro partes, sendo a primeira sobre o perfil do engenheiro, a segunda sobre o porquê de abrir uma empresa, a terceira sobre como fazê-lo e a quarta sobre os ramos de especialização da Engenharia Civil.
Perfil do profissional
De forma abrangente, assim como em toda engenharia, profissional de engenharia precisa ser acima de tudo coeso, seja em um pensamento ou em uma obra, além, é claro, da solidariedade entre os integrantes do grupo. Hoje em dia grandes empresas procuram no profissional não só saber qual a faculdade e os melhores coeficientes que o mesmo possui, mas também analisam como é a sua atuação no mercado de trabalho, disciplina, responsabilidade, coerência, capacidade de trabalhar em conjunto, ampla visão de mundo, saber se comunicar e expressar bem, bom entendimento de perspectivas sociais, econômicas e ambientais, competência de liderança e planejamento de projetos, fluência em outra língua, criatividade - que também é fundamental para o engenheiro. Essas e outras características formam o perfil do profissional tão almejado por empresas.
Engenharia civil é a área que trabalha com a construção, concepção e manutenção de ambientes físicos, como pontes, estradas