Engenharia Civil-Construção Civil
Dentro da Engenharia Civil, existem cinco grandes áreas de especialização, são elas: construção civil, estruturas, hidráulica e saneamento, transportes e geotecnia.
Construção civil é uma das áreas de especialização, que engloba a confecção de obras como casas, edifícios, pontes, barragens, fundações de máquinas, estradas, aeroportos e outras infraestruturas, onde participam arquitetos e engenheiros civis em colaboração com técnicos de outras disciplinas.
HISTÓRIA:
Os termos construção civil e engenharia civil são originados de uma época em que só existiam apenas duas classificações para a engenharia sendo elas civil e militar, cujo conhecimento, por exemplo, de engenharia militar, era destinada apenas aos militares e a engenharia civil destinada aos demais cidadãos. Com o tempo, a engenharia civil, que englobava todas as áreas, foi se dividindo e hoje conhecemos vários divisões, como por exemplo, a engenharia elétrica, mecânica, química, naval, dentre outras. Exemplos como engenharia naval, dão origem à construção naval, mas ambas eram agrupadas apenas na grande área da civil.
ATUALMENTE:
No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) regulamenta as normas e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) fiscaliza o exercício da profissão e a responsabilidade civil. Toda a obra de construção civil deve ser previamente aprovada pelos órgãos municipais competentes, e sua execução acompanhada por engenheiros ou arquitetos registrados no CREA.
Na Engenharia Civil, na parte da Construção em si, temos duas divisões pricipais:
1) Obras de Construção Civil:
Estas englobam basicamente, a construção de moradias, comerciais e de serviços públicos.
2) Obras de Construção Pesada:
São construções que englobam portos, pontes, aeroportos, estradas, hidroelétricas, túneis, dentre outros. Obras estas que em geral, só contradas por empresas e orgãos públicos.
Em alguns casos, as edificações têm tal vulto e complexidade que