Materiais de construção-Introdução a Engenharia Civil UFRJ
CENTRO DE TECNOLOGIA
(CT)
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
TRABALHO DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CIVIL
Rio de Janeiro-RJ
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE TECNOLOGIA
(CT)
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
Renan Guilherme da Cunha Wayhs
MADEIRA
Rio de Janeiro – RJ
2013
SUMÁRIO
1.Introdução
2.Desenvolvimento
2.1 – Extração
2.2 – Transporte
2.3 – Indústria
2.3.1 –Fatores sócioambientais
2.3.2 – Fatores econômicos
2.4 – Uso na obra
2.4.1 – Qualidade
2.4.2 – Durabilidade
2.4.3 – Resíduos e reultilização
3.Considerações finais
4.Referências bibliográficas
INTRODUÇÃO
A maior parte da produção madeireira da Amazônia, segundo o IMAZON – Fatos Florestais – 2005, é consumida no Brasil - cerca de 64% de toda a madeira produzida na Amazônia é consumida por brasileiros. O Estado de São Paulo é o maior consumidor, respondendo por 15% do consumo nacional, sendo que, dentre os principais setores consumidores,destaca-se a indústria moveleira e a construção civil.
Saber a procedência da madeira mostra-se fundamental no momento da compra do produto. Um consumidor consciente precisa ter idéia de todo o processo para saber se, com sua compra, está ajudando a manter a Floresta Amazônica ou contribuindo para a continuidade do desmate.
A madeira, acompanhada de provas documentais que garantam sua origem legal e não predatória, se constitui em produto sustentável, natural e oriundo de uma fonte plenamente renovável – a floresta .
Reconhecida há muito como amiga da humanidade, a madeira deve ser reapresentada à sociedade atual como alternativa ecológica a materiais como metais, plásticos, compostos de cimento e outros que, em sua produção, utilizam como fonte de energia a própria madeira e, em seus ciclos de vida, acarretam incomparáveis impactos ambientais.