Engenharia Civil Materiais de Construção Civil
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
ENGENHARIA CIVIL
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL II
Profa. Dra. Ana Paula da Silva Milani
EDER MARZOCHI
GABRIEL FERNANDO CORRÊA CARNEIRO
MATERIAIS METÁLICOS
Campo Grande - MS
Outubro de 2013
EDER MARZOCHI
GABRIEL FERNANDO CORRÊA CARNEIRO
TECNOLOGIAS NA CADEIA DE PRODUÇÃO
DE MATERIAIS METÁLICOS
Pesquisa sobre produtos tecnológicos inovadores que vêm sendo utilizados na cadeia de fabricação do aço (metal) e aplicações dadas ao produto final dentro da construção civil.
Campo Grande - MS
Outubro de 2013
1. INTRODUÇÃO
A fronteira entre o ferro e o aço foi definida na Revolução Industrial, com a invenção de fornos que permitiam não só corrigir as impurezas do ferro, como adicionar-lhes propriedades como resistência ao desgaste, ao impacto, à corrosão, entre outros. Por causa dessas propriedades e do seu baixo custo o aço passou a representar cerca de 90% de todos os metais consumidos pela civilização industrial.
Basicamente, o aço é uma liga de ferro e carbono, entretanto, em sua produção também é utilizado o carvão, como combustível e também como redutor.
Com a evolução da tecnologia, as fases de redução, refino e laminação estão sendo reduzidas no tempo, assegurando maior velocidade na produção e melhor qualidade do produto final.
2. PROCESSO DE FABRICAÇÃO
Antes de serem levados ao alto forno, o minério e o carvão são previamente preparados para melhoria do rendimento e economia do processo. O minério é transformado em pelotas e o carvão é destilado, para obtenção do coque, dele se obtendo ainda subprodutos carboquímicos.
No processo de redução, o ferro se liquefaz e é chamado de ferro gusa ou ferro de primeira fusão. Impurezas como calcário, sílica, etc. formam a escória, que é matéria-prima para a fabricação de cimento.
A etapa seguinte do processo é o