EDUCAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE HOJE – PROBLEMAS, DESAFIOS, PERSPECTIVAS E AS PROPOSTAS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
INTRODUÇÃO
Atualmente a educação na área da saúde necessita de mudanças, pois a mesma é de extrema importância para nossa sobrevivência e sofre com demasiados problemas devido principalmente a um ensino defasado e incompatível com nossas necessidades. A população, com razão, esta insatisfeita com a saúde que lhes é oferecida. E o Ministério da Saúde vem elaborando propostas para que essas faltas sejam futuramente supridas, para tanto é necessário a colaboração e empenho de todas as pessoas da área de saúde.
No campo da Saúde é indispensável que a produção de conhecimento, formação profissional e prestação de serviços sejam tomados como elementos indissociáveis de uma nova prática.
Laura C. M. Feurwerker*
*Doutora em Saúde Pública
Na área da saúde o profissional deve ser multidisciplinar, isso é imprescindível.
As instituições universitárias, devem se adequar as novas diretrizes curriculares, para a formação de novos profissionais; pois vivemos um momento histórico, onde a ciência avança a cada dia, rompendo fronteiras. Esta claro que o limite entre disciplinas está se tornando cada vez menor, pois elas interagem entre si, ampliando os resultados e justificativas. Atualmente a universidade não ocupa o mesmo lugar na produção do conhecimento, pois estas juntamente com a formação profissional estão marcadas pela especialização. As universidades buscam maior comprometimento com a sociedade para a superação das desigualdades no campo da saúde, é indispensável o conhecimento, a formação profissional e a prestação de serviços. No campo da Saúde, os profissionais têm que proteger a saúde das pessoas na medida das circunstâncias. Tendo em vista, há necessidade de reorientação da atenção, articulando com ações de curas e reabilitação, buscando a utilização da tecnologia e dos diferentes