Projeto de pesquisa na area da engenharia civil
O estudo da antropologia é fator importante para líderes, que nessa era globalizada, precisam gerar uma identificação e integração entre todos os seus níveis hierárquicos de funcionários.
Por meio do entendimento antropológico verifica-se que o indivíduo vive em meio a regras, ordens e simbologias do que se faz certo ou errado, conforme Levi Strauss, essas regras são comuns a qualquer tipo de organização social, inclusive no mundo corporativo, a partir dessa forma de convívio surgem as relações entre os membros e os meios de troca fazendo a sociedade evoluir.
Referente essa evolução, o mesmo autor, utiliza dos conceitos de sincronia e discronia, assim como Saussare, para definir as percepções da sociedade correlacionando com os históricos de mudanças ocorridos ao longo de determinada trajetória. De acordo com esses dois autores a sincronia corresponde a termos temporais, uma simultaneidade de acontecimentos e fatos que ocorreram ao mesmo tempo, sem relacionamento entre ou como coincidências de datas ou identidade de épocas, onde se analisa o objeto de acordo com o que é pertinente.
Contraponto esse conceito a discronia corresponde a análise de um objeto num contexto que considera as mudanças freqüentes.
Enfatizando outro exemplo, pode se dizer que a sociedade apresenta diversas estruturas, sejam elas, sociais, econômicas, políticas e educacionais, essas estruturas preservam sua unidade e são correlacionadas entre si dentro de um sistema, cada uma delas podem ser analisadas separadamente (sincronia), porém somente uma análise do todo é que permite a compreensão do sistema “sociedade” (discronia).
Strauss, inspirado nos