engenharia civil
Técnicas de gestão
Engenharia civil – ECV15
RESUMO
Este artigo tem como objetivo apresentar a relação entre a administração e a engenharia civil, apontando as similaridades e particularidades de cada uma delas, bem como as motivações para um engenheiro civil conhecer técnicas de gestão. A pesquisa é de natureza básica e descritiva, utilizando-se de materiais bibliográficos para sua elaboração. Verificou-se que as habilidades necessárias para cada área podem ser uma forma de complementação da outra, fazendo com que o profissional seja mais completo e tenha vantagem no mundo competitivo de hoje.
Palavras-chave: Administração. Engenharia Civil. Similaridades.
1 INTRODUÇÃO
Administração e engenharia civil são áreas distintas, com diferentes objetivos e características. No entanto, isso não impede que tenham similaridades e que possam contribuir uma com outra.
A administração é “uma ciência social aplicada responsável pelo planejamento, organização, direção e controle dos recursos (humanos, financeiros, materiais, entre outros) de uma organização” (RAMOS, 2013). O objetivo do administrador é otimizar os recursos disponíveis para alcançar os objetivos de forma eficiente e eficaz.
Engenharia Civil é o ramo da engenharia que “projeta, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos” (GUIA DO ESTUDANTE, 2013). Para isso, é função de um engenheiro civil projetar, gerenciar e acompanhar as etapas da (ou reforma).
Na fundamentação a seguir, busca-se apresentar as similaridades entre estas duas áreas e mostrar como os estudos podem ser complementares, em determinados momentos, utilizando a pesquisa básica e descritiva.
2 SIMILARIDADES ENTRE ADMINISTRAÇÃO E ENGENHARIA CIVIL
O mundo globalizado atual demanda por profissionais com características diferenciadas, que possam ser competitivos ao mesmo tempo em que elevam os padrões de qualidade