Experiências
A receita é muito simples: encha dois copos de água e um até a metade com cola branca. No primeiro copo com água dissolva uma colher de bórax (que você encontra em lojas de jardinagem ou de adubos). Pegue uma colher da água desse copo e dissolva no segundo copo d’água. Derrame lentamente essa última mistura na cola branca e vá mexendo muito, até endurecer.
Sua meleca estará perfeita quando sumir o cheiro de cola e a mistura não estiver mais grudando nas mãos. Explicação= A cola branca que é usada nas escolas é chamada também de cola de pva (Polímero= é uma substância que tem moléculas muito longas, ou seja, os átomos ficam grudados uns nos outros, formando correntes bem compridas).
Elas estão separadas dentro da cola quando você joga o bórax. O bórax faz as moléculas grudarem umas nas outras. Quando elas grudam uma nas outras a cola que tinha um aspecto meio líquido acaba virando uma geleca.
Se você colocar muito bórax vai ter muita ligação demais e a geleca virara um pelote e vai perder a característica de meleca e vai parecer cola endurecida. Ela é atraída pelo imã porque nós fizemos pó de ferro e misturamos com a meleca e os pedacinhos de ferro que estão lá dentro vão puxando a geleca junto com eles e é por isso que essa meleca tem esse comportamento especial.
2. O líquido que quer ser sólido
Uma meleca maluca formada pela mistura de amido de milho (mais conhecido como maisena) e água pode se comportar tanto como líquido quanto como sólido. Quando sofre pressão, fica duro como pedra, mas quando está livre, parece água, como se fosse areia movediça.
Esses tipos de material são chamados de fluidos não newtonianos. Eles têm viscosidade que varia conforme o tempo ou quantidade de pressão.
3. A mágica da água que muda de cor
O grande segredo dessa experiência é o repolho roxo. Esse líquido na jarra é um chá de repolho roxo. Nós cortamos a folha do repolho e colocamos para esquentar no microondas. O 1º copo o ingrediente