Qualidade de vida e motricidade
Motricidade é como um elemento da qualidade de vida e representa um grande desafio. Ambos os conceitos tem uma dificuldade inicial, qualidade de vida é uma abstração conceitual extremamente complexa, a idéia de qualidade, aplicada à vida, comporta diferentes significados e sentidos. E a motricidade tem a sua definição dependente da perspectiva epistemológica, partindo da qual se olha para o humano.
Motricidade
O termo motricidade é considerado como uma perspectiva do desenvolvimento humano. Este tema tem recebido diversas interpretações, dentre elas está à interpretação Eugenia Trigo que diz: Nós entendemos a motricidade como “a vivência da corporeidade para expressar ações que implicam o desenvolvimento do ser humano”. Dado que o conceito de corporeidade refere-se exclusivamente ao ser humano, a motricidade, pelo mesmo motivo, também se contextualiza somente na pessoa, e não animal. (Palma, 2012)
Existem algumas definições sobre o significado ao termo motricidade:
A motricidade refere-se exclusivamente ao ser humano. Totalmente diferente do conceito da física, que é estudo o que aplicável a qualquer corpo, da biologia, que estuda a todo ser vivo que tem capacidade de se mover. E a motricidade é caracterizada como conjunto de possibilidades que o ser humano, tem para se movimentar. Cada indivíduo tem um conjunto de habilidades e capacidades que é resultante de um processo de aprendizagem, isso ocorre em um determinado tempo e lugar. O ser humano movimenta-se para atingir determinados objetivos, podem ser imediatos como pegar um copo com água ou mediatos, como andar para chegar a um supermercado.
A motricidade representa uma interação do ser humano com a natureza e com seus semelhantes. E para entender melhor o homem é como ser social, histórico, que permanece em um processo de mudança, e precisa adaptar-se a diferentes condições para sobreviver.
Qualidade de vida e motricidade
A motricidade é entendida como a