areas de atuacao na engenharia civil
A evolução da humanidade se processou de forma contínua, ao longo dos anos. Mas, volta e meia, têm-se observado alguns saltos repentinos, de maior transformação, que ocorrem quando diante de grandes crises ou quando diversos fatores propiciam. O trabalho do engenheiro é importante nesses momentos e no dia-a-dia, pois ele visa procurar soluções dos problemas, concretizando ideias ou mesmo administrando serviços necessários.
A habilidade técnica tem sido uma das grandes responsáveis pelo desenvolvimento que experimentamos atualmente, e que resultou na evolução de um indivíduo que está em constante aprimoramento. As primeiras técnicas tiveram origem na descoberta da alavanca, no polimento das pedras e no domínio do fogo. Logo após isso, no Período Neolítico – período da pedra polida - ocorreu uma grande revolução técnica, onde o homem começou a se dedicar a novas descobertas e a realizar obras de maior grandeza para poder manter suas novas aspirações e organizações sociais. Após esse período, o homem aprendeu a trabalhar com os metais, dando início a uma onda de invenções e descobertas. E com o aperfeiçoamento da imprensa mecanizada, o conhecimento pode ser reproduzido e dispersado com mais facilidade.
A evolução da engenharia deu-se de forma rápida e gradativa, ao longo dos anos, embora no passado tivessem sido criadas estruturas teóricas para analisar ao fundo tudo que a técnica pudesse abordar os especialistas em engenharia daquela época, não se preocupavam com os fundamentos teóricos, ocupavam-se apenas em construir com base em experiências passadas, criando e aperfeiçoando artefatos que aproveitassem os recursos naturais. Com a rápida expansão dos conhecimentos científicos e sua aplicação a problemas práticos – através de um dos seus precursores mais exímios, Leonardo da Vinci –, a engenharia foi se estruturando, fruto do trabalho de grandes homens como Galileu Galilei, Johannes Kepler, Nicolau Copérnico, Isaac Newton, dentre