Príncipios Basicos
A Entrevista, seus Princípios e Métodos
Atitudes do Entrevistador
As atitudes são muito importantes para quem entrevista. Temos que ter a compreensão dos seres humanos, com motivações e duplos sentimentos e reações objetivas e subjetivas de seu comportamento.
Preconceitos
É comum observamos os preconceitos dos outros. Um pequeno exame de nós mesmos, nos convencerá então de que tais preconceitos não estão tão afastados de nossas próprias atitudes, como tínhamos pensado.
Temos o hábito de fazer uma pré- análise das pessoas, pelos gestos e atitudes. Cada um tem ideias diferentes a respeito de que realmente é intolerável.
A medida que o entrevistador descobre as suas áreas, isto , sua lista de “ pecados imperdoáveis”, estará dando um passo em direção ao controle, disciplinado de seus sentimentos, nas suas relações com os outros. (pg44).
O objetivo é conseguir-se antes o controle do que a ausência de sentimentos da parte do assistente social.
Aceitação
A pessoa que entrevista, deve aceitar o que achar envolvido na situação. Pela experiência, a pessoa que entrevista ela desenvolve uma aprovação e desaprovação e tem a atitude de presumir a atitude que deve ser seguida.
A verdadeira aceitação abrange, pois, a compreensão positiva e ativa desses sentimentos e não apenas a abstenção negativa e passiva de julgar a respeito dos mesmos. (pag 46).
Aceitar, pois, os comportamentos anti-sociais, não é perdoá-los, mas sim compreendê-los, no sentido de conhecer os sentimentos que expressam.
O entrevistador sendo realista sobre os problemas do cliente, tem maior chance de transmitir segurança e esperança para o cliente, que vai auxiliá-lo.
Objetivos da entrevista
O método da entrevista será consideravelmente influenciado pelo seu objetivo. É conhecer a fundo o problema a ser resolvido e ter compreensão com as dificuldades do paciente.
As pessoas são feridas em sua sensibilidade, ao abordarem fatos de sua vida pessoal, hábitos