Resenha
Professora: Barbara
Resenha Texto: Ergonomia no Vestuário: Conceito de Conforto como valor agregado ao produto de moda de Eliana Gonçalves e Luciana Dornbusch.
O artigo “Ergonomia no Vestuário: Conceito de Conforto como valor agregado ao produto de moda” mostra com base em pesquisas de campo e bibliográficas o quão necessário é a aplicação do estudo da ergonomia na criação e desenvolvimento dos produtos de moda em geral. O texto nos conduz a um passeio pelas inúmeras possibilidades de uso da ergonomia em beneficio do produto de moda. Desde a ideia inicial, passando pela fase final e até mesmo no pós-venda destes produtos.
Pensar no conforto de uma peça do vestuário é obviamente pensar nas formas, nos materiais e técnicas utilizadas na concepção da peça, mas a ergonomia ultrapassa o valor técnico e passa a abranger também o valor estético e até mesmo seus efeitos socioculturais e psicológicos. O cliente somente irá se sentir confortável e satisfeito com um produto de moda, quando perceber nele uma série de harmonias criadas pelo designer e uma equipe competente com conhecimento ergonômico aplicado.
O artigo também trata da carência do mercado da moda em profissionais da ergonomia, para desenvolver em conjunto aos setores criativos das empresas, um produto com maior valor agregado. A importância do estudo ergonômico para o produto de moda se faz necessária não somente para que haja a criação de um produto de qualidade, mas também para que as empresas, marcas e estilistas consigam prevalecer no mercado, trazendo um produto de moda “novo”, criativo, confortável à seu público e respeitando o objeto principal de trabalho da moda que é o corpo