Carrinho de limpeza domestica
O presente capítulo tem como objetivo abordar a revisão bibliográfica com enfoque no histórico e a necessidade do transporte do ser humano, o habitat humano, a arquitetura da casa brasileira, antecedentes, a casa brasileira, área de serviços, a cozinha, a lavanderia, o alojamento dos empregados, a família brasileira e a mulher moderna e atividades de limpeza da casa.
Histórico e a necessidade do transporte
Segundo o mini-dicionário da língua portuguesa – Silveira BUENO (2000) o significado de transportar é: “conduzir, levar de um lugar para outro, enlevar, arrebatar, transpor, transmitir, por em comunicação, mudar o sentido, passar de um lugar para o outro”.
Desde a antigüidade o ser humano tem a necessidade de transportar produtos e materiais, onde já aproveitavam-se dos troncos de árvores para o deslocamento de suas cargas. Os egípcios utilizavam esse recurso à maneira de cilindros, de onde teria surgido o eixo fixo com discos de madeira nas extremidades. Com o passar do tempo houve a descoberta da roda. Que foi uma invenção de grande importância, não só porque promoveu uma revolução no campo dos transportes e da comunicação, mas também porque com suas diferentes modificações, passou a fazer parte de inúmeros mecanismos e contribuiu para um incrível impulso ao progresso humano. Desta maneira a atividade de transportar passou a ser mais ágil, principalmente no que dizia respeito a cargas pesadas e em grandes quantidades, onde então surgiram vários tipos de aplicações e adaptações para as rodas em compartimentos apropriados ou não, para o deslocamento de suas cargas.
Segundo Neville Jordão LARICA (2003), “transporte é a combinação de uma atividade estritamente funcional que é a habitualidade de ir de um lugar para outro por meios mecânicos com a máxima conveniência e o mínimo desconforto, uma atividade que proporcione satisfação e divertimento”.
Os meios de transportes não são apenas dispositivos para movimentar pessoas e