supermercado
Introdução
O Supermercado teve sua origem nos Estados Unidos, mais precisamente na cidade de Nova Iorque em meados de 1929. Nesse período, os norteamericanos estavam passando por muitas dificuldades com a hiperinflação e uma grande recessão economia. A redução das vendas e de crédito aumentou ainda mais as dificuldades para todos os comerciantes, inclusive com a quebra da Bolsa de Nova Iorque. Figura 1
Foi com esta situação que o seu Manoel, dono de uma merciaria, teve a idéia de mudar seu sistema tradicional de negócio de atendimento somente no balcão, para o sistema autosserviço. No lugar do balcão, coloou gôndolas com mercadorias expostas com preços, tornando assim o primeiro autosserviço, em substituição às longas filas de espera para ser atendido. Além dissom expôs na calçada placas com cartazes de ofertas, chamando a atenção e curiosidade dos consumidores.
Figura 2
O novo conceito de negócio agradou tanto que passou a ser atração na cidade, com o aumento considerável das vendas, fazendo com que a mercearia do seu Manoel mudasse inclusive de nome de Mercearia para supermercado. Este sistema de comércio teve inicio no Brasil somente a apartir de 1950. Hoje, o supermercado é responsável por mais de 80% do abastecimento, especialmente os produtos básicos.
Conceitos de Supermercado
È um estabelecimento comercial de porte, bem localizado e com boas instalações, onde um grande número de consumidores vai comprar basicamente gêneros alimentícios com qualidade e poderão tornar-se clientes fiéis à medida que seus desejos sejam satisfeitos, por encontrarem basicamente o seguinte: bom atendimento, limpeza, bons preços, confiança, organização das prateleiras, variedade com qualidade, preços visíveis e legíveis, proximidade, serviço de entrega e estacionamento.
Figura 3
O Setor supermercadista
O varejo é um dos setores mais importantes, competitivos e dinâmicos da economia brasileira. Mas, afinal, o que é o