Redes e protocolos
Breve história fotografia
Câmara escura ou obscura+ imagens
Câmara escura é um tipo de aparelho ótico baseado no princípio de mesmo nome, o qual esteve na base da invenção da fotografia no início do século XIX. Ela consiste numa caixa (ou também sala) com um buraco no canto, a luz de um lugar externo passa pelo buraco e atinge uma superfície interna, onde é reproduzida a imagem invertida.
Niépce + Daguerre imagens o que cada um inventou Niépce
Inventor francês responsável pela descoberta da fotografia, Joseph Nicéphore Niépce nasceu a 7 de março de 1765 e faleceu a 5 de julho de 1833. Em 1818, iniciou um conjunto de experiências que tinham como principal objetivo a fixação de imagens, que, no entanto, desapareciam rapidamente. Só em 1826 conseguiria, por fim, a fixação permanente de uma imagem, num processo que demorou cerca de oito horas. Desenvolvido, assim, o método de fixar imagens de forma duradoura - batizado pelo seu autor como heliografia, por recorrer à luz do sol - a sua técnica iria desencadear uma inovadora forma de registo que viria a ser comercializada pelo seu sócio Daguerre, a partir de 1830. Coube ao seu primo Niepce de Saint-Victor produzir as provas negativas em vidro as positivas em papel.
Daguerre
Cenógrafo francês, Louis Jaques Mandé Daguerre nasceu a 18 de novembro de 1787, em Corneilles-en-Parisis, e morreu a 10 de julho de 1851, em Bry-sur-Marbe. Nos princípios do século XIX, foi um pintor cujos motivos se centravam, essencialmente, em panoramas e em décors. Foi aprendiz de arquiteto e estudou cenografia. Em 1816 torna-se cenógrafo teatral e cria o diorama, forma de espetáculo que consistia em complicados jogos de luzes conjugados com o movimento de vários cenários. O diorama conheceu tal sucesso que Daguerre abriu uma segunda sala de espetáculos em Londres em 1823.
Daguerre