Protocolos de Redes
Assim como o modelo OSI o modelo de comunicação TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) tem como objetivo suprir a necessidade de interligação e comunicação entre diferentes equipamentos.
No entanto o TCP/IP não foi desenvolvido pra ser um protocolo padrão de comunicação, mas sim para atender uma necessidade específica de conexão do Governo Americano, diferentemente do modelo OSI que foi criado com intuito de ser um modelo a ser seguido pelos diferentes fabricantes de equipamentos.
Uma comparação entre os modelos de referência OSI e TCP/IP
TCP/IP é um protocolo de comunicações desenvolvido por contrato pelo Departamento norte-americano de Defesa para disseminar os sistemas Inter redes. Inventado por Vinton Cerf e Bob Kahn, este na verdade é um protocolo Unix que adotado pela Internet se tornou o padrão global para comunicações.
O TCP/IP foi desenhado segundo uma arquitetura de pilha, onde diversas camadas de software interagem somente com as camadas acima e abaixo. Há diversas semelhanças com o modelo OSI , porém poder anterior ao modelo proposto por Vinton
O nome TCP/IP vem dos nomes dos protocolos mais utilizados desta pilha, o IP (Internet Protocol) e o TCP (Transmission Control Protocol). Mas a pilha TCP/IP possui ainda muitos outros protocolos, dos quais veremos apenas os mais importantes, vários deles necessários para que o TCP e o IP desempenhem corretamente as suas funções
Comparação entre o modelo OSI e o TCP/IP
Semelhanças
• Ambos têm camadas;
• Ambos têm camadas de aplicação, embora incluam serviços muito diferentes;
• Ambos têm camadas de transporte e de rede comparáveis;
• A tecnologia de comutação de pacotes (e não comutação de circuitos) é presumida por ambos;
• Os profissionais da rede precisam conhecer ambos.
Diferenças
• TCP/IP combina os aspectos das camadas de apresentação e de sessão dentro da sua camada de aplicação;
• TCP/IP combina as camadas física e de enlace do OSI em uma camada;